sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PENSANDO NO SOCIALISMO

Os dados abaixo, como a reflexão, sao impressionantes, pois se trata de um país que sofre bloqueio economico, que é gozada pela tecnologia da decada de 60 e acusada de autoritarismo. Na verdade, é um país que tem um direcionamento para o socialismo e demonstra que isto não é retrogrado, muito pelo contrário, é muito mais civilizado.

Jogos Panamericanos: Cuba em primeiro lugar

Mais uma competição internacional e o resultado se repete: Cuba, com pouco mais de 11 milhões de habitantes, ganhou 58 medalhas de ouro (136 no total) nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, ficando em segundo lugar na classificação geral, atrás, apenas, dos EUA, que conquistaram 92 medalhas de ouro e um total de 236 medalhas. Seguem-se, na ordem de classificação por número de medalhas de ouro, Brasil, com 48 (141 no total), México, com 42 (133 no total), Canadá, com 30 (119 no total), Colômbia, com 24 (84 no total), Argentina, com 21 (75 no total) e Venezuela, com 12 (72 no total).

No entanto, se o tamanho da população de cada país for levado em conta, constata-se que Cuba foi a grande vencedora, com 12,36 medalhas por milhão de habitantes, seguida pelo Canadá, com 3,6, Venezuela, com 2,57, Colômbia, com 1,86, México, com 1,17, EUA, com 0,75, e Brasil, com 0,73.

Não há como negar a superioridade do sistema socialista cubano: mesmo sob o bloqueio imposto pelos EUA e enfrentando sérias dificuldades econômicas desde a queda da URSS, Cuba consegue garantir para a totalidade de sua população a alimentação básica e a habitação a baixo custo e mantêm a universalidade do acesso de todos à na Educação, Saúde, Cultura e outras áreas sociais, de forma gratuita e de elevada qualidade. O Esporte é um grande exemplo, pois é fruto de toda a concepção do desenvolvimento - centrado na busca das condições para o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas, na igualdade e na justiça social.


publicado por flavio

Nenhum comentário:

Postar um comentário