segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CICLOVIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA E SAUDÁVEL DE TRANSPORTE


Embora a cidade já tenha um ou outro calçadão e ciclovia, estes espaços são poucos, e pouco valorizados. Isto porque ainda não percebemos algo importante: estes são espaços que  priorizam as pessoas, diferente do que acontece na maior parte da cidade. Em Itapira, como em muitas outras, a cidade cresce sendo pensada para os carros:  criam-se novas ruas, novas avenidas, mas só para carros e motos. As pessoas mesmo não tem seu espaço reservado em calçadas.Os bairros, que ficam cada vez mais longes, já tem ruas para carros, mas não tem calçadas ou ciclovias. Estes são sinais-- ainda desapercebidos por muita
gente — de que em nossa cultura há uma valorização excessiva dos carros, um culto ao automóvel. As conseqüências são  os trânsitos conturbados, os engarrafamentos, poluição, stress. Nossa proposta é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e saudável para deslocamentos médios; tanto para o lazer como para o trabalho. Mas para isso precisamos de ciclovias com faixa reservada, com arborização, sinalização e iluminação adequadas.

nossa proposta é pedir de forma cidadã que nossa cidade tenha mais espaços para as pessoas. Que se valorize as pessoas através de mais calçadões e ciclovias!
 
O Poder Público deve ser catalisador de novas perspectivas.  Deve incentivar formas de convivência que  valorizem todos  os cidadãos enquanto pessoas e, além disse, que preserve o ambiente!
 
 Por isso estamos promovendo uma "bicicletada" como forma de protesto e reinvidicação pela continuação e ampliação da ciclovia.
 
A Bicicletada será no dia 30 de outubro as 8h30 da manhã tendo inicio na Rodoviaria da cidade percorrendo toda a avenida dos Italianos até sua outra extremidade no bairro dos Prados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário