quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Privatização não é sinônimo de eficiência

Vejam como são eficientes..... as estradas privatizadas no Brasil!

eficientes para arrecadar pedágios, é só!!!!


Concessão sem investimento = aumento de 190% dos acidentes

O número de acidentes avança nas rodovias entregues à administração privada, as concessionárias investem menos do que o previsto em contrato e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) age para retardar as principais obras.

Em tal equação, quem paga é a vida de quem trafega pelas vias. Os números de 2009 (os mais recentes) não deixam dúvidas: há casos em que triplicaram os acidentes em relação ao ano anterior. Nos sete trechos privatizados, o total de acidentes subiu de 9.961 em 2008 para 28.947 em 2009, um crescimento de 190%.

Em quatro de sete concessões - Litoral Sul, Régis Bittencourt, Fluminense e Rodovia do Aço -, o investimento ficava abaixo de 10% do que era previsto no Programa de Exploração Rodoviária (PER). Nos editais, o PER listava obras caras de duplicação e contorno como prioridades dos primeiros anos. Em só uma, a BR-101/SC, os acidentes cresceram 222%. Nem por isso o preço do pedágio caiu.

É muita falta de respeito das concessionárias, e que conta com todo “apoio” da ANTT, que nada fiscaliza por funcionar como sindicato dos interesses destas e não uma agência que deveria prezar pelos interesses dos cidadãos.

Tanto que o Ministério Público Federal ajuizou três ações civis públicas para questionar a cobrança de pedágio na Autopista Litoral Sul, que liga o Paraná (BR-116) a Santa Catarina (BR-101) – cuja concessionária já deixou de investir R$240 milhões nos primeiros três anos de contrato.

“É uma vergonha nacional o que está acontecendo. O resultado é que os acidentes aumentam por falta de balanças, radares e por problemas no asfalto. Vamos buscar a responsabilização individualizada dos gestores da ANTT”, afirmou o procurador do MPF.


http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3052:a-semana-no-olhar-comunista-0012&catid=25:notas-politicas-do-pcb

postado por flavio

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